top of page
  • Foto do escritorCris

NF-e: O que é e para que serve a Nota Fiscal Eletrônica?

Atualizado: 8 de dez. de 2021



A grande maioria dos negócios deve prestar contas e pagar os impostos em dia, evitando assim multas e juros por atraso, que podem comprometer a saúde financeira e viabilidade da empresa.


Desta forma, é fundamental para o sucesso da empresa que os empreendedores entendam a função e importância da Nota Fiscal Eletrônica. Hoje iremos tratar sobre este assunto no Blog da AKS Sistemas!


O que é a NF-e?


A Nota Fiscal Eletrônica é um documento digital que serve para comprovar e formalizar uma transação comercial de produtos ou serviços e apurar seus devidos impostos. Ela substituiu a antiga nota que era feita manualmente, em blocos de papel.


Além da evidente economia de papel e tempo no preenchimento, a versão eletrônica oferece diversos outros benefícios. Atualmente, a NF-e é o documento mais utilizado pelos brasileiros e também o mais importante nas transações entre empresas e consumidores.


Com a implementação da Nota Fiscal Eletrônica em 2005, os procedimentos fiscais ficaram mais rápidos e simplificados, já que tudo é feito pela internet e é possível utilizar softwares desenvolvidos especialmente para este fim, como o AKS NOTAS – sistema para emissão de notas.

Para que serve a NF-e?


A Nota Fiscal Eletrônica tem a função de formalizar todas as transações comerciais entre empresas e clientes e permite que os órgãos responsáveis fiscalizem os tributos devidos.


A Nota Fiscal é uma forma de proteção para o consumidor, já que ela garante os direitos de reclamações e trocas. Acaba sendo uma proteção para a empresa também, que se resguarda de possíveis problemas e reclamações de clientes.

Por quanto tempo devo armazenar as Notas Fiscais?


A maioria dos estados e municípios exige que as notas sejam armazenadas por até 5 anos. Esta obrigação se dá por conta de eventuais trocas de produtos ou serviços, controle de garantia e para fiscalizações da Receita Federal.


As notas não precisam ser armazenadas de forma física, sendo substituídas por um XML ou PDF. E mesmo que os órgãos públicos tenham acesso e controle sobre as notas emitidas, é função da empresa armazená-las pelo período de 5 anos.


Para evitar problemas, opte por uma solução que garanta este armazenamento de forma segura e prática. Conheça as soluções da AKS NOTAS.

Como emitir Notas Fiscais Eletrônicas?


Cada tipo de Nota Fiscal possui uma finalidade, com suas particularidades no momento de emissão.


Para facilitar este processo burocrático que pode envolver certificado digital, logins, senhas, o mais indicado é a contratação de um sistema de emissão de notas que centralize e facilite seu trabalho na hora de emitir uma nota fiscal.



O AKS NOTAS oferece esta solução e com poucos cliques, o problema está resolvido.



25 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page